O Bocejo
Trata-se de uma ação involuntária que nos faz abrir bem as nossas bocas e respirar fundo. Sabemos que é involuntário porque o fazemos mesmo antes de termos nascido: algumas pesquisas mostraram que fetos de 11 semanas bocejam. O bocejo é um movimento muscular que se produz tanto em animais como em pessoas.
Há muitas partes do corpo que participam do bocejo. Primeiro, sua boca abre e o queixo cai, permitindo que você inale a maior quantidade possível de ar. Ao inspirar, o ar enche seus pulmões, seus músculos abdominais flexionam e seu diafragma é empurrado para baixo. O ar que respira faz seus pulmões se expandirem ao máximo, e depois uma parte deste ar é expelida para fora do seu corpo.
Diz-se que normalmente o bocejo corresponde ao sono. Estudos científicos recentes apontam que o bocejo está sim relacionado ao sono, no entando, conforme apontam as pesquisas, o bocejo é uma forma do organismo driblar o sono. Ao bocejar a pessoa estimula a circulação sanguínea e diminui a temperatura corporal, o que colabora para aumentar o estado de atenção.
O estudo citado anteriormente corrobora com as afirmações comuns de que o ato de bocejar está relacionado a momentos de baixo metabolismo do corpo.
https://ciberia.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=id.stories/7218
https://www.brasilescola.com/curiosidades/bocejo.htm
Fatos interessantes sobre o bocejo
- O bocejo dura, em média, seis segundos
- Os batimentos do coração podem se elevar em até 30% durante um bocejo.
- 55% das pessoas bocejam até cinco minutos depois de terem visto alguém bocejar.
- Cegos bocejam mais após ouvirem alguém bocejando.